CARAÍVA
VIVÊNCIA PATAXÓ NA ALDEIA PORTO DO BOI
A Aldeia Porto do Boi, fica a cerca de 30 minutos de barco de Caraíva, e abriga aproximadamente 30 pessoas da etnia Pataxó em uma reserva próxima do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal. Trata-se de um pequeno grupo familiar, que criou um Centro Cultural aberto aos visitantes em 2004 com intuito de promover a cultura indígena Pataxó.
Em 2013, sua estrutura principal caiu devido à falta de renda para mantê-la. Desde então, a comunidade teve que encontrar outras formas de se sustentar e muitas pessoas mudaram em busca de emprego e renda e como consequência, o Centro Cultural do Porto do Boi temporariamente fechou suas portas.
Hoje o atual líder, Tigê Maturemba Baixu reuniu a comunidade e colaboradores para ajudar a reconstruir o Centro e revitalizar a Cultura Pataxó, tonando novamente a aldeia viva e culturalemente fortalecida.
Conheça nossa experiência!
Vivência Pataxó - conheça a história e costumes dos habitantes da Aldeia.
De barco pelas águas do rio Caraíva, é possível chegar à entrada da comunidade e atravessar uma pequena trilha entre a Mata Atlântica e a Oca dos Rituais – espaço circular onde acontecem as apresentações.
No Centro Cultural os visitantes podem presenciar a vivência indígena, com a história do povo Pataxó, rituais, artesanato, comídas típicas, pintura corporal.
O translado de Caraíva é feito por barco ou buggy.
Horário: de Segunda a sexta das 9 às 12hs ou 14 às 16hs - Sábado: das 9h às 12h.
Roteiro:
-
Pintura Corporal;
-
Palestra sobre a Cultura Indigina;
-
Roda de canto de dança interativa;
-
Apresentação do objetos usados para a musicalidade como o maracá e dos objetos utilizados nos jogos indígenas;
-
Apresentação da medicina Pataxó, e aplicaçao do rapé para quem quiser conhecer;
-
Almoço para finalizar- peixe da taioba com purê de banana de terra e chá de erva doce.
Programação